
Quem Somos
SOBRE O
OBSERVATÓRIO
Fundada em 2015, somos uma organização que defende os direitos da juventude, visando sua participação ativa na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
Atuamos em três áreas principais: Justiça Climática, Equidade de Gênero e Incidência Política, seguindo os 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Dividimos nossas atividades em Projetos e Advocacy. Nos projetos, capacitamos jovens de comunidades marginalizadas para serem agentes de mudança. No Advocacy, promovemos debates, pesquisas e articulações políticas.

NOSSA
MISSão
Nossa missão é fazer com que jovens de favelas, comunidades e periferias, sejam capacitados para atuar como agentes de transformação social, de forma interseccional e sustentável, à luz da agenda 2030. Para isso, iremos incidir em três macro eixos: Justiça Climática, Equidade de Gênero e Incidência Política.

NOSSA
VISÃO
Nossa visão é que jovens, em suas diversidades, possam participar da construção de uma sociedade mais justa, igualitária e desenvolvida.
Nossos VALORES
Juventude
Interseccionalidade


NOSSA EQUIPE
Daniel Calarco
Presidente | presidencia.oij@gmail.com
Daniel Calarco de Oliveira, 26. Presidente e fundador do OIJ. Defensor da juventude e ativista que capacita jovens em favelas de todo o Brasil. Desde sua infância, Daniel testemunhou em primeira mão como a marginalização e a exclusão impedem que comunidades como a dele quebrem os ciclos de pobreza e violência.
Daniel atuou como Conselheiro Nacional da Juventude para a Presidência do Brasil e foi nomeado Jovem Líder Global pelo PNUD - Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas, e é reconhecido como um Construtor da Paz Jovem pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas.
Daniel participou do programa Yale Young Global Scholars e do programa Leaders of Tomorrow do Consulado Americano no Rio e atualmente é Obama Scholar na Universidade de Columbia e faz parte do Conselho Jovem do Pacto Global das Nações Unidas. Além disso, coordenou o Pacto pela Juventude da UNESCO e se formou em direito na FGV Direito Rio.
Adhara Sanches
Secretária Geral | observatoriointerjuventude@gmail.com
Psicóloga e especialista em Gestão Estratégica de Pessoas, atua em projetos sociais desde 2017, passando pela articulação de projetos voltados à populações vulneráveis em situação de rua e também em projetos voltados à saúde mental.
Atualmente trabalha em defesa dos direitos humanos e direitos das juventudes como Secretária Geral do Observatório Internacional da Juventude
Carolina Neres
Coordenadora de Projetos | coordenadoraoij@gmail.com
Carolina Neres da Rocha, 33 anos. Gestora de projetos no Observatório Internacional da Juventude. Atua como coordenadora de projetos voltados à juventude e promoção da Agenda 2030.
Doutoranda em Sociologia pelo IESP-UERJ. Mestre em Sociologia pelo mesmo instituto. Possui MBA em Gerenciamento de Projetos pela Fundação Getúlio Vargas (FGV/Rio). Bacharel em Relações Internacionais com Ênfase em Marketing e Negócios pela ESPM/Sul. Licenciada em Ciências Sociais pela UFRJ.
Atuou em consultorias para organismos internacionais, com o Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA) e a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO) nas áreas de avaliação de políticas públicas para o desenvolvimento social e relações internacionais.
Compõe o Centro para o Estudo da Riqueza e da Estratificação Social (CERES). Pesquisa temas relacionados à juventude, desigualdade de gênero, desigualdades de renda, políticas públicas e mobilidade social.
Rayssa Gervazoni
Assistente Administrativo | oijfinanceiro@gmail.com
Graduanda em Serviço Social pela Universidade Veiga de Almeida. Formada em técnica em gestão pela Fiocruz em 2016. Atualmente atua como Assistente Administrativa, no Observatório Internacional da Juventude na luta para colocar em prática a Agenda 2030.